quinta-feira, 18 de abril de 2013

(Devocional) Recordar as trevas - Ec. 11:7-10

Quinta-feira, 18 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 11-12

"Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade."
Eclesiastes 11:7-10 

Todos nós apreciamos um bom dia de sol e, quando entramos num quarto escuro, a nossa primeira reacção é tentar ligar uma luz. No entanto, diz Salomão, é bom recordarmos os dias de trevas, porque, diz ele, “hão de ser muitos” (v. 8). O crente pode olhar este princípio de duas formas. Quando olhamos para trás e vemos o que éramos e do que o Senhor nos libertou, como estávamos presos às trevas do pecado e como, pelo sangue de Cristo, nos tornámos em filhos da luz, os nossos corações devem encher-se de gratidão e temor a Deus. Em segundo lugar, não devemos esquecer as lições que aprendemos nos maus momentos, pois o crente sabe que passará por aflições (Jo. 16:33). A forma como o Senhor foi connosco, as reacções do nosso coração, as fraquezas reveladas e as vitórias alcançadas nos momentos de aflição, devem estar com frequência nas nossas mentes para nos prepararmos para as provações, perseguições e ataques do inimigo. A segunda parte desta passagem é dirigida aos jovens e às paixões e tentações da juventude. O versículo 9 parece ser um incentivo para que o jovem satisfaça cada uma das inclinações do coração, no entanto, o aviso vem no final. Deus nos julgará. O que deve, então, o jovem fazer? Afastar a ira do coração, através do novo nascimento por Cristo Jesus, e viver uma nova vida de negação do pecado. Vale a pena viver para Deus.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário