segunda-feira, 29 de abril de 2013

(Devocional) Pela fé - Heb. 11:4-31

Segunda-feira, 29 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Hebreus 11-13

 "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigénito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; e daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias."
Hebreus 11:4-31  

Segundo esta passagem, pela fé conseguimos ver a realidade invisível. Esta é a realidade que vale a pena ver, pois o que os nossos olhos da carne veêm é material e passageiro, mas o que a fé vê é espiritual e eterno. A fé vê aquilo que é mais importante. A fé é tão importante que, sem ela é impossível agradar a Deus. Muitos destes heróis da Bíblia não se importaram de dar a sua própria vida (material, passageira) para poderem continuar a andar, pela fé, na vontade de Deus e em direcção à cidade eterna, o céu, a Jerusalém celestial. Aprendemos aqui que Abraão teria sacrificado o seu filho amado, porque sabia (com os olhos da fé) que Deus o iria ressuscitar. Aqui aprendemos também que Moisés, que tinha acesso a todos os prazeres (materiais, passageiros) do Egipto, não teve problemas em trocar uma vida de conforto material, por uma vida de entrega a Deus. Porquê? Porque ele conseguia ver ao longe uma vida eterna com o seu Pai do Céu. Quantos é que fazem o contrário escolhendo o prazer do mundo, desprezando Deus, apenas para descobrir um dia, tarde de mais, que teria sido melhor escutar o convite amoroso de um Deus santo. Mas a vida na terra de quem vive pela fé é também uma vida de vitória. Pela fé alguns destes heróis tiveram o privilégio de estar na primeira fila para ver Deus fazer grandes coisas. Hoje, vai viver pela fé?    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário