quarta-feira, 3 de abril de 2013

(Devocional) Para lá do véu - Lv. 16:29-34

Quarta-feira, 3 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Levítico 16-20

"E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas; assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o SENHOR ordenara a Moisés."
Levítico 16:29-34 

Este capítulo fala das regras para a realização do sacrifício anual pelos pecados de todo o povo. Esta era uma ocasião especial. O sumo sacerdote entraria no santo dos santos, o lugar onde habitava a glória de Deus, e ofereceria a Deus o sangue derramado em favor do povo de Israel. Um único dia do ano, uma única pessoa diante de Deus.  O sacerdote iria oferecer o sangue do sacrifício diante do propiciatório onde Deus estava. Por isso é que este era um dia em que todos deviam “afligir a sua alma”. Os pecados de todos estavam a ser levados perante Deus, o sangue era derramado e oferecido por causa dos pecados de todos (v. 33). Era um dia em que as pessoas deveriam sentir o peso das consequências de terem pecado contra um Deus santo. Nunca deveremos considerar o pecado, seja ele qual for, grande ou pequeno aos nossos olhos, como algo banal e sem importância. Pecar é agir contra Deus. Deus odeia o pecado e fazermos do pecado algo sem importância é desprezarmos o próprio Deus. O sumo sacerdote era o representante do povo perante Deus. Apenas uma vez por ano, uma só pessoa entrava na presença de Deus. Será que já pensámos bem no privilégio que temos? Jesus é o nosso caminho para Deus. Ao aceitarmo-Lo como Salvador, o Próprio Deus vem habitar em nós. Pelo sangue do Cordeiro temos acesso, sempre que necessitamos e queremos, à presença de Deus, Criador e Sustentador dos céus e da terra.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário