segunda-feira, 22 de abril de 2013

(Devocional) Ofertas - Nm. 7:1-9

Segunda-feira, 22 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Números 6-10

"E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou, e todos os seus utensílios; também o altar, e todos os seus pertences, e os ungiu, e os santificou, que os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que estavam sobre os que foram contados, ofereceram, e trouxeram a sua oferta perante o SENHOR, seis carros cobertos, e doze bois; por dois príncipes um carro, e cada um deles um boi; e os apresentaram diante do tabernáculo. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu ministério. Assim Moisés recebeu os carros e os bois, e os deu aos levitas. Dois carros e quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério; e quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote. Mas aos filhos de Coate nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário e o levavam aos ombros."
Números 7:1-9  

Esta passagem trata da entrega, pelas diversas tribos de Israel, de ofertas para o sustento do trabalho do tabernáculo. Acredito que encontramos aqui alguns princípios úteis para guiar as nossas ofertas para o trabalho do Senhor. Em primeiro lugar, vimos que as ofertas foram feitas no seu tempo certo. Não foram as tribos que escolheram quando deveriam dar. A ocasião foi determinada por Deus e dada a todos. Isto é importante para entendermos que a oferta não deve chamar atenção para o ofertante, mas sim dar glória a Deus. Em segundo lugar, foi estabelecido um modo de ofertar. As ofertas foram trazidas pelos príncipes das tribos. Quer tenham sido outras pessoas a dar ou não, a oferta foi dada a Deus pela mão do príncipe. Algumas pessoas não dão através da sua igreja local (o modo certo nos dias de hoje), porque assim não recebem os agradecimentos que desejam. Esta é uma boa oportunidade de analisar o coração. Vemos, também, que cada tribo deu o mesmo, ou seja, carros e bois. Deram-nos porque era aquilo que o tabernáculo precisava naquela altura. Por outras palavras, as sua ofertas foram úteis. Finalmente, as ofertas devem ser usadas com sabedoria e de acordo com o plano de Deus. O v. 9 diz-nos que os coatitas não receberam nenhum dos carros ofertados. Não receberam porque o seu trabalho, dado por Deus, era carregar os utensílios do tabernáculo aos ombros. Seja qual for o nível de conforto proporcionado pela oferta, esta deve ser usada de acordo com a vontade de Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário