sexta-feira, 12 de abril de 2013

(Devocional) O riso do tolo - Ec. 7:1-6

Sexta-feira, 12 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 6-10

"Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. Porque qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é o riso do tolo; também isto é vaidade."
Eclesiastes 7:1-6  

O riso é uma das melhores máscaras. A máscara do riso é a mais fácil de colocar. Muitos utilizam o riso como escape para não enfrentarem a realidade. Mas como é passageiro esse escape! O riso é uma fraca protecção para as dificuldades da vida. A Bíblia avisa-nos para termos atenção em relação às palavras que saem da nossa boca e não servem para nada. O fogo que é alimentado apenas com espinhos cedo se apaga. Esta passagem alerta-nos para a necessidade de não nos distrairmos com o que é passageiro e para aproveitarmos o nosso tempo para lidar com o que é real. A Bíblia não está a dizer que um funeral é uma coisa boa, mas sim que é uma coisa real e que deve ser aproveitada para se lidar com a realidade. O crente deve ser aquele que já lidou com a inevitabilidade da morte e está preparado. O mundo foge do tema e ri para se esquecer. O crente olha para Deus e confia. Muitos tentam esquecer aquilo que é difícil sem nunca terem de lidar com isso. Se quisermos, existe um sem número de distracções e formas de não enfrentar a realidade. Aqueles que confiam em Deus contam com ajuda verdadeira para enfrentar as situações difíceis.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário