sábado, 13 de abril de 2013

(Devocional) O Perdão - Sl. 32:1-6

Sábado, 13 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 31-35

"«Masquil de Davi» Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão."
Salmo 32:1-6  

O v. 1, começa com a palavra “bem-aventurado”. Esta palavra significa um estado elevado de alegria que implica circunstâncias muito favoráveis. Que razões é que David tinha para estar assim tão alegre? O pecado dele tinha sido perdoado. Todos aqueles que já encontraram Jesus têm a mesma razão para viverem vidas de extrema felicidade. Perdão significa que o grande peso que estava sobre nós foi levantado. O pecado que nos envergonhava foi coberto, da mesma maneira que as vestes apropriadas cobrem a vergonha da nudez. David tinha cometido um grande pecado. O que tinha começado como adultério dos olhos, levou ao homicídio. Depois, David teve de viver com o peso do seu grande pecado. Ele próprio reconhece que o tempo que passou com o pecado sem o confessar, foi um tempo de dor, sofrimento e angústia. O perdão, no entanto, chegou e chegou através da confissão. Confessar é tornar as nossas faltas conhecidas a Deus e, depois, concordar com Deus acerca da sua gravidade e consequências. Quando confessamos os nossos pecados, tornamo-nos nos acusadores de nós próprios. No momento em que David confessou (v. 5), Deus perdoou. O nosso Deus está sempre pronto a perdoar os nossos pecados. Muitas vezes passamos demasiado tempo a colher as consequências negras do nosso pecado, quando Deus está tão pronto a perdoar. Assim, depois de perdoados, encontramos o nosso lugar de maior segurança na comunhão com Deus. Aquele que é santo, ora. Mesmo que se levantem muitos perigos (v. 6), temos um refúgio que os pecadores não têm.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário