domingo, 21 de abril de 2013

(Devocional) Nas Suas mãos, o nosso destino - Hb. 4:11-16

Domingo, 21 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Hebreus 1-5

"Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."
Hebreus 4:11-16 

Nos versículos anteriores, vemos o exemplo de Josué, que tendo liderado o povo a entrar na Terra Prometida, encorajava ainda o povo a buscar repouso, ou seja, existe repouso disponível para além deste tempo presente em que estamos. Devemos, portanto, buscá-lo (v. 11). Todos o que confessam que Jesus Cristo é o Senhor das suas vidas alcançam este repouso, a vida eterna. Como sabemos tudo isto? Pela viva e poderosa Palavra de Deus (v. 12). Não há nada que aconteça que não seja do conhecimento de Deus e não há ninguém que não seja completamente conhecido Dele, em obras, pensamentos e intenções do coração. É com Deus que temos de tratar da parte mais importante da vida, a vida eterna (v. 13). Visto que somos conhecidos de Deus, não temos como esconder Dele, a nossa condição de pecadores. Precisamos, então, de um sacerdote que possa ser mediador entre nós e Deus, pois, por nós mesmos, não podemos entrar na presença de tão Santo Senhor. Temos em Cristo um “grande sumo sacerdote”. A nossa salvação estará firme, se estiver entregue nas Suas mãos. (v. 14). Jesus é o mediador perfeito entre nós e Deus, pois Ele compreende-nos, por ser homem, e é santo, por ser Deus (v. 15). Sabendo estas coisas, podemo-nos acercar, com confiança e ousadia, do trono do nosso Deus, pois, certamente, iremos necessitar da Sua ajuda, muitas vezes, ao longo das nossas vida (v. 16). Demos graças a Deus pelo privilégio da oração.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário