terça-feira, 16 de abril de 2013

(Devocional) Não já como servo - Fm. 8-25

Terça-feira, 16 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Filémon

"Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; o qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar. E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho; mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário. Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor? Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves. Sim, irmão, eu me regozijarei de ti no Senhor; recreia as minhas entranhas no Senhor. Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo. E juntamente prepara-me também pousada, porque espero que pelas vossas orações vos hei de ser concedido. Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém."
Filémon 8-25 

Onésimo não tinha antecipado, no momento da fuga, tudo o que ainda lhe iria acontecer. Ele encontra-se com Paulo, que provavelmente estava em prisão domiciliária em Roma, e conhece o Senhor Jesus Cristo, recebendo-O como Senhor e Salvador. A vida de Onésimo estava agora em Cristo. O velho homem, crucificado e morto, ele havia sido regenerado pelo poder de Deus. Paulo conhecia o antigo senhor de Onésimo e envia-o de volta. Filémon deveria receber este seu antigo escravo, não já como servo, mas como irmão amado. Que bonita ilustração daquilo que Jesus faz na vida do convertido. Antes de ir a Cristo, eu era servo do pecado e sem qualquer vida espiritual. Eu era egoísta e vivía para satisfazer os meus interesses e alimentar o meu orgulho. Jesus levou sobre si a minha dívida para com Deus e agora sou uma nova criatura. Paulo diz a Filémon, que se houver alguma dívida, que essa seja colocada na sua conta. Com aquela carta na mão, Onésimo estava livre de qualquer dívida! Assim é o crente que receber o dom gratuito de Deus, pois o documento que o condenava foi cancelado pelo sangue na cruz. Paulo diz ainda que Onésimo deveria ser recebido como se fosse Paulo. Eu sei que comigo é assim também. Quando eu me encontrar com o Juiz de toda a terra, eu estarei revestido não com a minha justiça (imperfeita, insuficiente), mas com a justiça do Filho de Deus. Você já está coberto com a justiça de Cristo? Está pronto para se encontrar com o Senhor?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      



Sem comentários:

Enviar um comentário