quinta-feira, 4 de abril de 2013

(Devocional) Não é próprio dos reis - Pv. 31:1-9

Quinta-feira, 4 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 31

"Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe. Como, filho meu? e como, filho do meu ventre? e como, filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais. Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados."
Provérbios 31:1-9  

Sob inspiração divina, Salomão relembra alguns dos conselhos que sua mãe lhe tinha dado. Como rei, Salomão tinha de se lembrar que algumas escolhas e comportamentos não eram próprios da sua condição. Neste texto são dados dois alertas importantes. Salomão deveria ter cuidado para não viver uma vida de imoralidade e devassidão. Muitos são os que, conferidos de importantes cargos e responsabilidades, acabam por sucumbir aos desejos imorais da carne. Ao confiar em Jesus somos libertos do poder da carne sobre nós. Temos de acreditar Nele! Ele é suficiente! A maior parte deste texto, no entanto, serve para alertar o rei para o segundo grande perigo. Não é próprio dos reis beber vinho ou sequer desejar bebida forte. São dadas algumas das consequências do consumo de bebidas alcoólicas. A mente fica mais fraca e são cometidos mais erros. Devido à responsabilidade do cargo que exercia, Salomão não deveria dar lugar a nada que lhe retirasse a força ou a clareza de pensamento. E os pais e as mães? E os maridos e as esposas? E os profissionais e os estudantes? E os crentes em Jesus? As suas responsabilidades são menores? Será que é próprio do crente, que um dia reinará com Cristo, beber vinho e desejar bebida forte? Porque não escutamos a mãe de Salomão como se da nossa própria mãe se tratasse? Aquele que quer ser sábio, deve saber escutar, e colocar em prática, os sábios conselhos dos outros.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário