sábado, 6 de abril de 2013

(Devocional) Deus abandonado por Deus - Sl. 22:1-10

Sábado, 6 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 21-25

"«Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Aijelete Hashahar» Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe."
Salmo 22:1-10  

Todos conhecemos as palavras deste salmo. Conhecemo-las porque as sabemos ditas pelo nosso Salvador, no auge do sofrimento da cruz. Elas tocam-nos porque são a evidência do quanto Ele sofreu por nós. Comovem-nos porque são prova do quanto Ele nos amou. No dia da Paixão foram cumpridas uma multidão de profecias do Antigo Testamento. Bastava-nos este Salmo para chegarmos à conclusão de que a Bíblia é Palavra de Deus e não livro de homens. O momento que este salmo anuncia é o momento mais negro (e mais glorioso e central) da história do nosso mundo. Pela primeira, e única, vez o Pai não escuta uma oração do Filho. Não o pode fazer. Assim, vemos o paradoxal e incompreensível, Deus é abandonado por Deus. Porquê? Naquele momento Jesus é feito pecado por nós. Todas as nossas transgressões, todos os pecados que já cometemos, ou iremos cometer, são colocados sobre Ele e, porque Deus é tão puro de olhos que não pode ver o mal, Ele tem de desviar os olhos do Seu próprio Filho. Quando Jesus orou no jardim, na véspera deste acontecimento, e pediu para que, se houvesse outro caminho (não há), que Ele fosse poupado da cruz, o que Ele temia não era a dor dos pregos, nem os espinhos da coroa que recebeu. O que Ele temia era este momento. Deus tinha de O abandonar, para os pecados de uma humanidade que O desprezava fossem perdoados. Que amor tem o nosso Salvador por nós!           

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário