quinta-feira, 11 de abril de 2013

(Devocional) Desperta o dom de Deus (2Tim. 1:6-14)

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: 2 Timóteo 1-4

"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; e que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós."
2 Timóteo 1:6-14  

Encontramos aqui palavras sérias de encorajamento de Paulo relativamente a um seu filho na fé muito especial. Timóteo tinha sido chamado por Deus para ser pastor e pregador do evangelho. Este era um dom (ou presente) muito especial que ele tinha recebido de Deus. O apóstolo Paulo tinha-o pessoalmente consagrado para este trabalho tão importante. Timóteo deve despertar o dom de Deus (v. 6). O verbo ali utilizado significa manter a chama a arder no máximo. Não deve ser entendido nas palavras de Paulo que Timóteo tinha deixado apagar o seu entusiasmo pela obra do Senhor. Mas podemos aqui aprender que os dons, talentos e responsabilidades que recebemos de Deus, podem desaparecer se forem desprezados ou negligenciados. Como é que ele deveria manter acesa no máximo a chama do sua vida para o Senhor? Em primeiro lugar, não tendo vergonha de dar testemunho pelo Senhor (v. 8). Jesus tinha dito a Paulo, “fala, e não te cales”. Também nós, quanto mais falarmos da grande salvação que foi realizada por Cristo em nosso nome, mais iremos crescer e manter viva a chama do nosso serviço para Ele. Timóteo não deveria ter vergonha de Paulo, por este estar preso. Também nós não devemos ter receio em nos juntarmos e em sermos associados com quem é fiel a Deus, seja quem for a pessoa em questão. Timóteo não deveria temer o sofrimento pelo nome de Cristo. Quantos de nós estamos dispostos a isso? Finalmente, para manter viva a chama de Deus na sua vida, Timóteo deveria guardar a Palavra (v. 13). Não temos que seguir as modas deste mundo, basta-nos guardar fielmente o que temos recebido.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário