sábado, 27 de abril de 2013

(Devocional) Às portas da promessa - Nm. 13:1-20

Sábado, 27 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Números 11-15

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. E estes são os seus nomes: Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José; da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num; da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; da tribo de José, pela tribo de Manassés, Gadi filho de Susi; da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; da tribo de Gade, Geuel, filho de Maqui.  Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué. Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha: e vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito. E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas. Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas."
Números 13:1-20  

Desde Génesis que um dos temas principais nos livros de Moisés é a promessa da terra. Depois de 400 anos de escravatura no Egipto, o povo está agora às portas da promessa. Que momento importante! Conseguimos imaginar? Deus manda Moisés escolher um representante de cada tribo para fazerem uma viagem exploratória na terra. Trata-se de um teste. Esta terra é uma promessa feita pelo Deus Todo-poderoso. Se Ele diz que a terra é deles, então Ele quer dar-lhes a terra. Será que eles vão concentrar-se na promessa, ou nas dificuldades? Também nós temos promessas que nos foram feitas e asseguradas por Cristo. Pelo Salvador temos a promessa de perdão, paz e libertação do poder do pecado. Confiamos? Mais uma vez são escolhidas as pessoas certas para o trabalho. Deus procura pessoas de confiança para o cumprimento da Sua vontade no mundo. Você tem sido fiel a Deus? O desafio colocado por Moisés no v. 18, fazia parte do teste. Eles deveriam ver se o povo que habitava na terra era forte e numeroso. Nos vs. 19-20 eles deveriam olhar para o fruto da terra (a promessa de Deus). Eles olharam mais para as dificuldades do que para a promessa. Este era um teste importante porque o momento era importante. Como tal, deveriam esforçar-se (v. 20). Devemos levar a sério os testes que recebemos do nosso Deus. Ele quer que tomemos posse das Suas promessas para a nossa vida. Confiamos?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

1 comentário: