segunda-feira, 15 de abril de 2013

(Devocional) As coisas que ainda restam - Ti. 1:5

Segunda-feira, 15 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Tito 1:5

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei."
Tito 1:5  

Não sabemos ao certo quando é que Paulo esteve em Creta. Nesta carta, o apóstolo diz que deixou naquela ilha a Tito, para que pusesse em ordem as coisas que ainda restavam. O trabalho missionário é um trabalho de organização. Sabemos, pelo ministério de Paulo, e pelas cartas que o Espírito Santo inspirou através dele, que a obra do ministério deve ser feita pelos membors de cada igreja. Não era responsabilidade de Paulo, nem sequer de Tito, fazer a obra do ministério, mas sim pôr as coisas em ordem. Neste caso, Tito deveria ir de cidade em cidade e estabelecer, ou designar, um líder, aqui chamado de presbítero (a palavra quer dizer homem de idade, ou ancião, ou seja alguém sábio e maduro) para cada uma das igrejas. Uma vez que a palavra usada neste caso para o ministério que agora dizemos pastoral é a palavra “presbítero”, pensamos que, Tito deveria conhecer bem cada um destes homens e, se fosse necessário, dar-lhes o treinamento ajustado para o desempenho da obra do evangelho. Tudo isto para que “as coisas que ainda restam” pudessem ser postas em ordem. Uma pequena luz de Cristo que começa a brilhar numa comunidade deve ser apoiada e protegida para que continue a brilhar e possa crescer. Essa pequena luz quer-se que um dia se torne numa igreja local forte. Se ainda resta alguma coisa do trabalho de Cristo, isso que ainda resta deve ser apoiado e não desprezado por ser pequeno e insignificante.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário