domingo, 17 de março de 2013

(Devocional) Trabalhar juntos para o Senhor - Ex. 36:1-7

Domingo, 17 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 36-40

"Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la. Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias. E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia, e falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava."
Êxodo 36:1-7  

Vimos antes, neste livro, que Deus tinha dado os planos para a construção do tabernáculo (o lugar onde Ele estaria presente junto com o seu povo). Agora estamos a ver a construção do mesmo. Aqui aprendemos uma verdade muito importante. Deus capacita os corações que se dispõem à obra (v. 1). Seja qual for a obra para a qual Deus o chamou, Deus irá dar-lhe tudo o que precisa para realizá-la apenas quando estiver disposto a segui-Lo. Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Esta era uma obra preciosa para o povo porque eles sabiam que era a vontade de Deus para eles. Para além das suas ofertas e dízimos normais, o povo juntou-se à obra através de muitas ofertas especiais (v. 3). Se Deus ganhar o nosso coração, ganhará também a nossa carteira. Por vezes até os crentes têm dificuldades em dar. Quando as pessoas têm dificuldade em dar para uma obra que claramente é do Senhor, o problema não está na obra, está no coração. Este foi um trabalho de equipa. Cada um contribuiu com o trabalho que sabia fazer (v. 4). Temos dons diferentes. Não devemos invejar o trabalho dos outros. Devemos fazer o trabalho que Deus nos deu para fazer. O v. 6 é o sonho de qualquer pastor. Moisés teve de dizer ao povo para não dar mais para a obra. Aquilo que tinha sido dado era mais do que suficiente. É fantástico vermos tudo o que Deus consegue fazer através de pessoas completamente dedicadas a Ele.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário