sexta-feira, 29 de março de 2013

(Devocional) Quem é o Senhor sobre nós? - Salmo 12

Sexta-feira, 29 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 11-15

"«Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Seminite» Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. O SENHOR cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós? Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram. As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Tu os guardarás, SENHOR; desta geração os livrarás para sempre. Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados."
Salmo 12 

O grito inicial do salmista deve ser o nosso próprio grito. Precisamos desesperadamente de salvação. Precisamos que Deus nos salve de nós mesmos. Por vezes convencemo-nos que somos bons e que somos capazes. Que Deus nos salve diariamente do orgulho do nosso próprio coração. A salvação da humanidade dependeu da iniciativa de Deus (v. 5). Foi Ele que, apesar de sermos Seus inimigos, tomou a dianteira e decidiu salvar a humanidade. A descrição que é feita do homem nas Escrituras não é bonita, mas é real. Mesmo assim, Deus dá-nos a promessa de salvação. Jesus veio buscar e salvar os que se haviam perdido. Mas como é que sabemos que é assim? Como é que sabemos que temos Quem nos salve de nós mesmos? Como sabemos que não estamos condenados a viver desta maneira, em comportamentos e atitudes que nos destroem a casa dia? Sabemos que temos salvação disponível, porque temos a Palavra de Deus. A Bíblia é um livro precioso e puro (v. 6). Podemos confiar nas suas palavras pois não existe outro livro assim. Do princípio ao fim, a Bíblia é a Palavra de Deus. Apesar de ter sido escrita ao longo de séculos e por mais de 40 autores humanos diferentes, a Bíblia tem um tema só – Jesus Cristo – e apresenta-o sem uma vez só se contradizer ou mentir. Estamos rodeados de impiedade (v. 7), a forma como os pecadores continuam, aparentemente impunes, tenta-nos ao desespero. No entanto, com Deus, estamos do lado vencedor. 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário