sexta-feira, 8 de março de 2013

(Devocional) O altar do incenso - Êxodo 30:1-10

Sexta-feira, 8 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 26-30

"E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas. E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado. E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro. E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações. E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao SENHOR."
Êxodo 30:1-10  

Hoje lemos acerca do altar do incenso. Este altar deveria ser colocado dentro da tenda, junto ao véu que fazia divisão entre o lugar santo e o santo dos santos. No santo dos santos estava o propiciatório e a arca da aliança. Ali habitava a glória de Deus e apenas o Sumo-sacerdote, uma vez por ano, entrava representando todo o povo diante de Deus. Este altar era usado para queimar o incenso do tabernáculo. O incenso deveria ser oferecido diariamente e duas vezes por dia. Na Bíblia a oferta queimada de incenso simboliza as orações que sobem da terra até à presença de Deus. Os sacerdotes deveriam fazê-lo, sem falhar, de manhã e à tarde. Nunca deveria passar um dia sem que o incenso fosse queimado, da mesma maneira que nunca deve passar um dia sem que ofereçamos as nossas orações a Deus. Penso que deveriam haver dias em que, fosse qual fosse a razão, seria mais difícil apresentar o serviço a Deus. Mesmo assim deveriam fazê-lo. Devemos orar especialmente quando nos é difícil fazê-lo. Este altar deveria ser usado para a função que lhe foi atribuída por Deus e não para qualquer outra (v. 9). Devemos ser fiéis e fazer o que sabemos que é a vontade de Deus. Devemos ler a Palavra e orar. Não há nada que o possa substituir. Este era um altar que, uma vez por ano (v. 10), era santificado pelo sangue dos sacrifícios. A única maneira de as nossas orações chegarem a Deus, é pelo sangue do Cordeiro.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário