segunda-feira, 18 de março de 2013

(Devocional) Nova vida - João 20:26-31

Segunda-feira, 18 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: João 16-20

"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."
João 20:26-31 

É tão bom sabermos que servimos a um Senhor vivo. Jesus havia sido morto no Calvário e sepultado num túmulo que não pôde retê-lo. Ao terceiro dia ressuscitou. Nesta passagem aparece pela segunda vez aos apóstolos e pela primeira a Tomé. Este apóstolo havia demonstrado dificuldade em crer na ressurreição corporal de Cristo. Foram vários os ensinamentos que Jesus havia compartilhado com os Seus discípulos que eles não entenderam completamente. Jesus tinha profetizado acerca da Sua morte e ressurreição. Por vezes ouvimos, mas não escutamos. Aqueles homens estavam tão convencidos que Jesus ocuparia o Seu trono naquela altura, que não conseguiam escutar mais nada. Isto deve servir de aviso para não procurarmos ver nas Escrituras apenas aquilo que queremos ver. Devemos encarar a Palavra de Deus com humildade e com intenção de obedecer. Mesmo quando encontramos algo novo. Jesus não ocuparia o Seu trono naquela altura. Os planos de Deus eram muito mais elevados do que as intenções dos apóstolos. Por tudo isso, Jesus certifica-Se que Tomé toque no Seu corpo glorificado. Era o mesmo corpo, mas ressuscitado. Tinha a mesma forma, mas com novas capacidades. Tomé ganha consciência de uma verdade que Jesus já tinha ensinado – Jesus é Jeová feito carne para salvar a humanidade (v. 28). Jesus aproveita para ensinar sobre a fé que salva. Acreditar em Jesus é acreditar sem ver. É colocar toda a nossa confiança em algo que não vemos. Em recompensa, veremos Aquele em quem acreditámos. Ele vive!    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário