segunda-feira, 25 de março de 2013

(Devocional) A dívida - Lev. 7:1-10

Segunda-feira, 25 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Levítico 6-10

"E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue se espargirá sobre o altar em redor. E dela se oferecerá toda a sua gordura; a cauda, e a gordura que cobre a fressura. Também ambos os rins, e a gordura que neles há, que está junto aos lombos, e o redenho sobre o fígado, com os rins se tirará; e o sacerdote os queimará sobre o altar em oferta queimada ao SENHOR; expiação da culpa é. Todo o varão entre os sacerdotes a comerá; no lugar santo se comerá; coisa santíssima é. Como a expiação pelo pecado, assim será a expiação da culpa; uma mesma lei haverá para elas; será do sacerdote que houver feito propiciação com ela. Também o sacerdote, que oferecer o holocausto de alguém, terá para si o couro do holocausto que oferecer. Como também toda a oferta que se cozer no forno, com tudo que se preparar na frigideira e na caçoula, será do sacerdote que a oferecer. Também toda a oferta amassada com azeite, ou seca, será de todos os filhos de Arão, assim de um como de outro."
Levítico 7:1-10  

Temos agora a descrição do sacrifício de expiação da culpa. O sacrifício de expiação do pecado (que vimos antes), dizia respeito à natureza pecaminosa, este diz respeito aos actos isolados de pecado. Somos pecadores porque, em Adão somos filhos da desobediência. Porque somos pecadores cometemos pecados. A verdade é que somos pessoalmente responsáveis por cada pecado cometido. O pecado é sempre um atentado contra a natureza de Deus. Cada pecado tem um elevado preço e tem sempre consequência na nossa vida e à nossa volta. Em termos individuais, o preço do pecado é sentido através da culpa. O mundo tem diversas formas de lidar com a culpa sendo a mais popular a transferência. Pensamos que podemos lidar com a culpa se a colocarmos noutra pessoa ou circunstância. Nos dias de hoje muitos desculpam os seus crimes nas condições sociais ou em alguma doença. No entanto, transferir a culpa não faz com que esta desapareça. Deus estabelece, então, este sacrifício. Mais uma vez, o povo não deveria confiar que o sacrifício os livrasse da culpa, mas deveria colocar a sua confiança em Deus, que estabeleceu o sacrifício. Todo o sacrifício com derramamento de sangue era apenas um símbolo do sangue perfeito de Cristo que seria derramado como pagamento, diante de Deus, por todos os pecados que já cometemos ou ainda vamos cometer. O sangue de Jesus não é apenas o pagamento pelos nossos pecados, ele apaga também toda a nossa culpa. Confia que o sangue de Cristo tem esse poder? Já confia nele?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário