terça-feira, 26 de março de 2013

(Devocional) Como louvaremos - Sl. 9:1-10

Terça-feira, 26 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 6-10

"«Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Mute-Láben» Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face. Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente; repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente. Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas. Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão. O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam."
Salmos 9:1-10  

Fala-se muito de louvor. Ele é usado como ferramenta de evangelismo. A ideia é simples: um louvor apelativo atrai pessoas para o evangelho. A ideia não é má, mas tem perigos. Louvar a Deus deveria ser acerca de Deus, não para agradar aos homens. O que é louvar? Este salmo dá-nos algumas características do verdadeiro louvor. Em primeiro lugar, louvar é falar bem de alguma coisa. Assim, para louvarmos a Deus dignamente, precisamos de transmitir, de forma inteligível, as maravilhas de Deus. Quando nos dispomos a contar as maravilhas de Deus, temos um campo infinito para explorar. Este salmo dá alguns tópicos de louvor que qualquer crente pode usar para louvar a Deus. Devemos louvar a Deus lembrando-nos das vitórias, dadas por Ele, sobre o inimigo e os inimigos. Deus promete sempre dar o escape para qualquer tentação. Devemos lembrar-nos com frequência das vitórias alcançadas e expressar a nossa gratidão a Deus. Devemos também, tal como faz o salmista, lembrar-nos com frequência da justiça de Deus. Devido à justiça de Deus, todos nós estivemos um dia condenados. Somos completamente indignos de ter comunhão com um Deus tão santo. No entanto, para além de justiça, Deus é também rico em amor. Devemos louvá-lo pela Sua justiça. Só Ele é justo. O v. 10, deve ser usado como arma do crente. Deus nunca rejeitará aqueles que O buscam. Deus nunca estará ocupado demais nem será indiferente aos que invocam o Seu nome. Glória e louvor sejam dados a Deus por isso!     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário