quinta-feira, 7 de março de 2013

(Devocional) A armadilha - Pv. 1:10-19

Quinta-feira, 7 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 1-5

"Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem."
Provérbios 1:10-19  

Esta passagem fala sobre tentação. Não devemos sequer consentir que nos dirijam palavras que visem afastar-nos do caminho da justiça. Podemos pensar que somos capazes de ouvir as palavras tentadoras, talvez para mostrar a quem as diz quão fortes somos. O mandado bíblico é simples, não devemos consentir que nos dirijam palavras iníquas e de incentivo ao pecado. Essas palavras por vezes são doces, agradáveis de ouvir e apelam à nossa vontade. Devemos repudiá-las. Salomão descreve, de seguida, alguns dos argumentos que podem ser usados para nos tentar. De facto, a riqueza súbita e a solidariedade oferecidas são razões fortes e que apelam à necessidade que a nossa carne sente por garantir a sua própria subsistência (em vez de confiar no plano de Deus para as nossas vidas) e de companhia e apoio humanos (em vez de confiar no cuidado e amor de Deus). O conselho mantém-se. Nem devemos colocar os nossos pés no mesmo caminho de quem nos tenta desta forma para nos afastarmos do caminho do nosso Deus. Quem cai neste tipo de cilada está sem desculpa, pois já tem aviso suficiente da parte de Deus. Todos sabem que não vale a pena montar armadilha à vista do animal que se pretende apanhar. Depois do aviso feito, de que cairá aos pés da cobiça todo aquele que com ela se envolver, só cai na armadilha quem quiser. Deus, na sua bondade, avisa-nos dos perigos, frequentemente mais do que uma vez.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário