quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

(Devocional) Somos todos iguais - Lc. 13:1-5

Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Lucas 11-15*

 "E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis."
Lucas 13:1-5  

Neste capítulo e nos seguintes temos alguns dos mais importantes ensinamentos de Jesus. Sabendo que irá ser rejeitado por Israel, o Messias deixa aos Seus apóstolos as doutrinas que eles teriam de, por sua vez, ensinar às gerações futuras. Nestes versículos, Jesus ensina a doutrina da universalidade do pecado e das suas consequências. O Salvador faz referência a dois acontecimentos que, apesar de não termos deles conhecimento histórico, eram conhecidos pelos que O escutavam. Um dizia respeito à morte de uns galileus por Pilatos enquanto faziam os seus sacifícios, o outro a um acidente aquando da queda de uma torre e que causou a morte a dezoito pessoas. Estas coisas não aconteceram àquelas pessoas porque elas eram mais pecadoras do que as outras. As tragédias podem acontecer a qualquer um. Por vezes acontecem coisas que não entendemos e pessoas morrem sem haver razão para isso acontecer. A tentação humana é pensar que aquelas pessoas deveriam estar envolvidas em algum pecado grave e que o que aconteceu foi uma consequência do seu pecado. Jesus aproveita para ensinar que todos são pecadores por igual. Não existe ninguém melhor do que ninguém e apenas estamos vivos pela misericórdia de Deus. Somos iguais aos olhos de Deus e todos merecedores de condenação eterna. Mas Deus dá a todos oportunidade de arrependimento (vs. 3, 5) e essa é a esperança para todos os homens, deixarem a sua vida de descrença e pecado e voltarem-se para Deus. Não vire as costas para Deus.           

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário