domingo, 10 de fevereiro de 2013

(Devocional) Saudações - Rm. 16:1-16

Domingo, 10 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Romanos 16*

"Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. Saudai a Amplias, meu amado no Senhor. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor. Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam."
Romanos 16:1-16  

Como se vê nesta passagem, são muitos os crentes que Paulo conhece em Roma. Aqui vemos o amor e o cuidado do apóstolo por aqueles por quem, mesmo estando longe, ele se sente responsável. Aqueles que costumam dizer que Paulo era machista, era bom que passassem algum tempo a pensar na quantidade de senhoras, crentes no Senhor Jesus, que ele menciona nesta breve passagem. Estas eram mulheres fiéis ao Senhor, envolvidas no ministério na sua igreja local e muito úteis à causa de Cristo. Na verdade a mensagem de Cristo não rebaixa ninguém. “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Ga. 3:28). Esta passagem começa com uma palavra de recomendação. Febe, fiel irmã membro da igreja de Cencréia, iria até Roma. Não nos é dito por quanto tempo, se seria uma mudança definitiva ou não. Paulo aproveita para recomendar esta irmã e pedir à igreja de Roma que a recebesse convenientemente. É hábito entre igrejas bíblicas exisitirem cartas de transferência de membresia. Aqui está um exemplo bíblico de uma carta assim. É da vontade de Deus que cada crente encontre uma igreja fiel e se torne membro dessa igreja. A utilização dos dons espirituais de cada um é para acontecer no seio de uma igreja local, para a glória de Deus. Que possamos valorizar a igreja como sendo parte do plano de Deus para a nossa caminhada cristã.   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário