sábado, 2 de fevereiro de 2013

(Devocional) Que é o homem? - Job. 7:17-21

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 6-10*

"Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração, e cada manhã o visites, e cada momento o proves? Até quando não apartarás de mim, nem me largarás, até que engula a minha saliva? Se pequei, que te farei, ó Guarda dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E por que não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniquidade? Porque agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não existirei mais."
Job 7:17-21 

Job dirige-se a Deus e coloca uma importante questão. “Que é o homem?” O que tem o homem de especial para que Deus lhe dedique tanta atenção. Job estava a atravessar uma importante provação. Deus estava a tentar ensinar-lhe algo que ele ainda não sabia o que era. Porquê? Job estava plenamente consciente das fraquezas do género humano e das suas próprias imperfeições. Ele não tinha em si mesmo qualquer característica que justificasse o interesse divino Nele. Até a altura em que Deus começa a falar com ele no final do livro, Job começa aqui um processo em que sente pena da si mesmo e da situação a que chegou. Porque é que Deus simplesmente não o deixa? Certamente ele estaria melhor se não fosse a atenção que Deus lhe dedica, pensa ele (v. 20). Podemos ver aqui duas coisas. Em primeiro lugar que não existe explicação para o amor de Deus pelos homens. A misericórdia, paciência e longanimidade de Deus pelos homens que repetidamente o rejeitam e Lhe desobedecem é, verdadeiramente, incompreensível. Não existe nada maior do que o amor de Deus pela humanidade. Em segundo lugar vemos que os problemas que passamos não são obra de um Deus mesquinho que se diverte a manipular os homens como se estes fossem marionetas. Deus tem motivos para as provações que permite que passemos. Estamos muito melhor servidos bem no meio da maior das provações do que se Deus não se importasse connosco.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário