segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

(Devocional) Princípios de aconselhamento - Jó 21:1-6

Domingo, 17 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 21-25*

"Respondeu, porém, Jó, dizendo: ouvi atentamente as minhas razões; e isto vos sirva de consolação. Sofrei-me, e eu falarei; e havendo eu falado, zombai. Porventura eu me queixo de algum homem? Porém, ainda que assim fosse, por que não se angustiaria o meu espírito? Olhai para mim, e pasmai; e ponde a mão sobre a boca. Porque, quando me lembro disto me perturbo, e a minha carne é sobressaltada de horror."
Job 21:1-6  

Estes amigos de Job, sabendo das suas dificuldades, vieram até ele com a intenção de consolá-lo. Os seus esforços não estavam a correr muito bem. Job, nesta passagem, dá-lhes alguns princípios de aconselhamento. Os seus amigos bem precisavam. Em primeiro lugar, Job diz que, se a intenção deles era consolá-lo, então teriam de o escutar primeiro. Depois, poderiam fazer o que quisessem, até troçar dele, mas tinham de o escutar em primeiro lugar. Existem situações de aconselhamento que são difíceis ou impossíveis, principalmente quando a pessoa que tentamos ajudar não tem qualquer interesse em nos escutar. Tal não era o caso de Job. Ele estava disponível para os escutar, mesmo se a intenção deles fosse zombar (v. 3). Igualmente, devemos estar disponíveis para as palavras de quem, com sinceridade, nos tenta ajudar. Quando existe alguém que queremos ajudar, precisamos de entender que não podemos considerar nada do que for dito como se fosse uma ofensa pessoal. Job explicou aos seus amigos que o caso dele não era com os homens (v. 4). Igualmente mesmo que estejamos a tentar reconciliar duas pessoas, a reconciliação principal que deve acontecer é entre essas pessoas e Deus. Finalmente no v. 5, Job diz, “olhai para mim”. A atenção do conselheiro deve estar colocada na pessoa que queremos ajudar. Devemos observar quem a pessoa é, o que está a passar, as suas reacções, etc. Os amigos de Job, ao longo das suas conversas, colocaram-se demasiadas vezes no centro das atenções.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário