sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

(Devocional) O bom desejo - Rm. 10:1-11

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Romanos 6-10*

"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido."
Romanos 10:1-11  

Nesta passagem encontramos os versículos tantas vezes utilizados ao longo dos séculos para levar pessoas a professarem a sua fé em Cristo. O contexto em que estas palavras aparecem fala-nos do desejo que Paulo tinha de ver a sua nação salva. Isto lembra-nos que se queremos o bem de alguém, os nossos olhos devem estar fixos no alvo da sua salvação, mais do que em qualquer outra coisa. Se temos pessoas amadas que queremos ver bem, devemos lutar (mesmo se apenas o pudermos fazer em oração) pela sua salvação. Isso é o melhor que podemos desejar a alguém. Quando vemos que o bom desejo de Paulo era a salvação do seu próprio povo, é importante vermos que ele admite que eles eram religiosos (v. 2). Isso, no entanto, não era suficiente. Nós também não devemos ficar satisfeitos apenas porque alguém passa a frequentar os cultos de uma igreja. Esse não é o objectivo. A religião, para muitos, serve de desculpa e convence-os de que já alcançaram justiça. A religião é uma forma de os homens não se submeterem à justiça de Deus (v. 3). A obediência à lei, seja ela qual for, não pode, no entanto, dar-nos a justiça que precisamos para estarmos diante do tribunal de Deus. Essa justiça é-nos oferecida gratuitamente por Cristo. Assim, para haver salvação deve haver confissão e fé sincera. Por isso não nos devemos cansar de apresentar Cristo aos perdidos. Mesmo que eles não entendam, a melhor coisa que lhes podemos desejar é a sua salvação.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário