sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

(Devocional) Mentiras de Jacob - Gn. 27:18-29


Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 26-30*

 "E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundäncia de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem."
Génesis 27:18-29  

Jacob havia de se tornar em Israel. Jacob seria o patriarca, escolhido e amado por Deus, pai das doze tribos de Israel. Através dele, Deus haveria de cumprir fielmente o concerto firmado com Abraão. A Bíblia é um livro singular e os heróis, na maior parte das vezes, são apresentados com os seus defeitos. Os grandes heróis da fé das Escrituras são pessoas como nós. Homens e mulheres que colocaram a sua confiança em Deus. Nenhum esforço deve ser feito para justificar o que Jacob faz neste capítulo. Encorajado pela mãe, ele engana o próprio pai, diz ser o irmão Esaú, coloca as roupas do irmão e o pai, de visão diminuída, é enganado pelo tacto e pelo olfacto. Jacob recebe assim a bênção que Isaac havia reservado para o seu filho mais velho. É certo que Esaú já havia desprezado os seus direitos de primogenitura, de ser o filho mais velho, mas a forma como essa bênção recairia sobre Jacob deveria ter sido deixada ao cuidado do Senhor e nunca obtida com recurso a falsidade. Deus nunca aprova a mentira, mesmo se o objectivo final for o bem. Isso prova-se pelo facto de Jacob ter sofrido na pele as consequências do seu acto. Não podemos forçar aquilo que sabemos ser a vontade de Deus. Devemos confiar que Deus irá fazer a Sua vontade. Deus não necessita que façamos acções erradas para que a sua vontade seja cumprida. Que Deus seria esse? Esperemos no Senhor.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário