segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

(Devocional) Mais do que o visível - Job 17:10-16

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 16-20*

"Mas, na verdade, tornai todos vós e vinde; porque sábio nenhum acharei entre vós. Os meus dias passaram, e malograram os meus propósitos, as aspirações do meu coração. Trocaram a noite em dia; a luz está perto do fim, por causa das trevas. Se eu esperar, a sepultura será a minha casa; nas trevas estenderei a minha cama. À corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã. Onde, pois, estaria agora a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? As barras da sepultura descerão quando juntamente no pó teremos descanso."
Job 17:10-16 

Job não está a encontrar a resposta para as suas dores nas palavras dos seus amigos. Seria bom que, sempre que passamos por alguma aflição, pudéssemos encontrar à nossa volta alguém, ou alguma coisa, que amenizasse a nossa dor. Sabemos que muitas vezes Deus coloca as pessoas certas no nosso caminho para nos ajudar. Existem, no entanto, ocasiões em que temos de confiar apenas em Deus. A situação de Job ilustra bem o facto de que, por vezes, temos de confiar em algo mais do que aquilo que conseguimos ver com os nossos olhos da carne. O nosso personagem está quase a desesperar. Ele diz, “já que não consigo, neste mundo, nada que me ajude, então não me resta mais nada a não ser a sepultura.” A corrupção da sepultura seria o fim de todas as suas preocupações. O Senhor Jesus chama bem aventurados, ou felizes, aos que crêm naquilo que não veêm. Esta é uma lição que fazemos bem em aprender. A maior ajuda que temos ao nosso dispôr, enquanto habitamos nesta terra, está no mundo do invisível. Temos tudo o que precisamos, a cada altura da nossa vida, escrito nas páginas nas nossas Bíblias e colocado à nossa disposição pelo Rei dos reis. Quanto mais nos deixamos guiar pelo Espírito, menos dependentes seremos daquilo que é carnal. Quanto mais desligados estivermos do Espírito, maior será a nossa tendência para confiarmos somente naquilo que vemos e tocamos. Job diz, “A minha esperança, quem a poderá ver?” A nossa esperança está no mundo do invisível.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário