segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

(Devocional) A entrada triunfal - Mc. 11:1-11

Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 11-15*

"E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir. E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze."
Marcos 11:1-11  

Marcos apresenta Jesus no seu evangelho como o servo fiel a Deus. Até nesta passagem, chamada de “Entrada Triunfal”, vemos o espírito servil do Mestre. Em primeiro lugar vemos a preocupação de Jesus em cumprir as profecias do Antigo Testamento. Deus havia inspirado o profeta Zacarias a anunciar que o Messias haveria de vir, “montado sobre um jumento” (Zac. 9:9). Jesus leva a sério o Seu papel de cumpridor da Lei. Ele espera de nós o mesmo tipo de obediência à Sua vontade e demonstra-o mandando os discípulos buscar o jumentinho. Obedecendo ao Mestre, eles encontraram tudo tal como Ele havia dito (v. 4). Por vezes as nossas mentes humanas, finitas e imperfeitas, não entendem porque é que devemos fazer as coisas como sabemos que Deus espera de nós. No entanto, se obedecermos, veremos que Deus é fiel e que tudo o que Ele diz é verdade. Podemos confiar nas Suas palavras. Era costume da época que os reis que tivessem uma proposta de acordo de paz para outra nação, entrassem humildemente pela cidade capital montados num simples jumento. Era uma declaração humilde de boas intenções. O Messias esperado de Israel entra na Sua cidade trazendo uma proposta de paz. Todos os que Nele confiassem, teriam o perdão dos pecados. Os mesmos que vemos aqui aclamando a Sua chegada, são os que exigirão a sua crucificação meros dias mais tarde. A proposta de paz foi recusada e o Messias rejeitado. Também hoje Deus nos faz propostas. Aceitaremos ou rejeitaremos?  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário