domingo, 3 de fevereiro de 2013

(Devocional) De escravo a governador - Gn. 41:33-45

Domingo, 3 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 41-45*

 "Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, e ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pós um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pós sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito."
Génesis 41:33-45  

Neste capítulo vemos como, da prisão, José é chamado para se tornar governador do Egipto. Dizem que José é um tipo de Jesus Cristo. O Novo Testamento ensina-nos (em Heb. 9:1-9 e 8:5, por exemplo) que muitas coisas no Antigo Testamento foram dadas como símbolos, exemplos ou ilustrações das coisas que ainda estavam para vir, os chamados, tipos. Neste sentido, conseguimos ver na vida de José muitas características que depois se verificariam (ou ainda se irão verificar) na vida de Jesus. José, depois de ter sido preso durante pelo menos dois anos, é levado à presença de Faraó e, feito por este, governador de todo o império. Também Jesus, depois de nascer da forma mais humilde possível, será um dia Rei na terra durante mil anos. São muitos os pontos de comparação entre os dois, mas é admirável o nome escolhido por Faraó para José (v. 45), Zafnath-Paneah, ou seja, o salvador do mundo. Assim, tal como José se havia de tornar em distribuidor de alimentos para um mundo em fome, também Jesus se dispõe a alimentar todos os que O busquem em espírito e em verdade. É Ele a verdadeira comida. Deus colocou, logo no primeiro livro da Bíblia, na pessoa de José, a descrição quase perfeita daquela que seria a vida terrena de Jesus Cristo, o verdadeiro Salvador do mundo. Da mesma forma, Deus já nos deu tudo o que precisamos para viver as vidas que Ele para nós preparou. A Bíblia é o manual perfeito para qualquer eventualidade. Não nos falta nada.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário