quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

(Devocional) Uma oferta de grande valor - Mt. 26:6-13

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 26-28*

"E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua."
Mateus 26:6-13  

A nação de Israel prepara-se para consumar a sua rejeição do seu tão aguardado Cristo. Jesus começa o capítulo anunciando aos Seus discípulos o que iria acontecer (v. 2) e o evangelista dá-nos conta dos preparativos que estavam a ser feitos entre a liderança de Israel (vs. 3-4). A grande oferta que esta mulher faz (equivalente a um ano de salário) é criticada pelos homens, mas não por Cristo. Quantas ofertas é que são feitas apenas para agradar aos outros? Essas não terão qualquer galardão da parte de Deus. Qual foi a última vez que fizemos uma oferta a Deus (tempo, energia, talentos, dinheiro), sem qualquer preocupação para o que os outros pensavam? Nas ofertas que são feitas só para Deus, de acordo com o que Ele coloca no nosso coração, existe um outro aspecto – nunca sabemos tudo o que Deus pode vir a fazer com elas. Acredito que o desejo de dar aquela oferta foi colocado por Deus no coração daquela mulher. Acredito, também, que ela não entendia (como não o entendiam os discípulos) que ela estava, de facto, a ungir Jesus para a Sua sepultura. Esta oferta sai de um coração de amor para com Jesus. Se nos rendermos ao amor de Cristo, se ele for maior do que o amor próprio, também seremos capazes de fazer grandes coisas para Ele. Finalmente, Jesus tomou nota da grande oferta desta mulher e prometeu que ela nunca seria esquecida. Aqui estamos hoje a lembrá-la. Jesus sempre cumpre as Suas promessas.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário