domingo, 20 de janeiro de 2013

(Devocional) Um bom tipo de peste - At. 24:1-9

Domingo, 20 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-25*

"E, cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o presidente contra Paulo. E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços, sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer. Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo. Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos; o qual intentou também profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar. Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou de entre as mãos com grande violência, mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos. E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim."
Actos 24:1-9  

Paulo havia sido preso em Jerusalém e levado para Cesareia. Aqui, perante o governador Félix, é permitido que se defenda perante os seus acusadores. Contra Paulo são feitas três acusações. Paulo é uma peste e promove disenções por todo o mundo romano. Paulo é o principal defensor da seita dos nazarenos. Finalmente, Paulo tentou profanar o templo. Os romanos não queriam revoltas e sedições no império, os romanos não queriam que novas religiões aparecessem e Tértulo apresenta o evangelho como se de uma nova religião se tratasse. Os romanos haviam dado o direito aos judeus de executarem qualquer gentio que profanasse o templo. Este era um momento difícil na vida de Paulo. Tudo o que ele tinha feito havia sido para seguir a vontade de Deus e agora ele estava ali, preso e a escutar falsas acusações. Nada está na Palavra de Deus por acaso e é possível que você já tenha sido mal interpretado ou falsamente acusado quando as suas intenções eram boas. A nossa carne é insegura e não lida bem com as críticas. Quando isto acontece, temos de nos ancorar na verdade. Paulo nunca tinha encorajado revoltas, ele ensinava que os crentes deviam ser cidadãos exemplares. Paulo não era membro de uma seita, ele apresentava-se na sinagoga todos os sábados. Cristo não veio destruir a Lei, Ele veio cumpri-la. Paulo nunca tinha buscado profanar o templo. A mensagem que ele transmitia era a única que trazia salvação. Se Paulo era uma peste, ele era um bom tipo de peste.          

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário