terça-feira, 15 de janeiro de 2013

(Devocional) A resposta está na Palavra - Ne. 8:1-8

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Neemias 6-10*

"E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pós em pé. E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra. E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse."
Neemias 8:1-8  

O povo de Israel tinha estado durante muito tempo longe da sua terra, dos seus costumes e do seu Deus. Uma das primeiras coisas que agarra a nossa atenção neste relato é o pedido que o povo traz. O povo pede para Esdras trazer o livro da Palavra de Deus. Eles têm fome da Palavra! A necessidade que eles têm da Palavra é tanta que eles não se importam do tempo que leva a leitura. O v. 3, diz-nos que a leitura demorou desde o nascer do sol até ao meio-dia. Quando foi a última vez que a Palavra de Deus foi assim tão importante para nós? Quando foi a última vez que pegámos na nossa Bíblia e lemos durante várias horas à procura de respostas, orientação e alimento? Após a leitura da Palavra o povo louvou e adorou a Deus (v. 6). Esta não foi a adoração vazia e que agrada a carne que tantas vezes ocorre no mundo de hoje. O povo adorou em resposta à Palavra. A Palavra de Deus foi o centro do culto de louvor. Mas este culto de despertamento não ficou por aqui. Depois de várias horas de leitura e de um tempo de louvor e adoração, o povo voltou para a Palavra. Haviam pessoas designadas para ler, para explicar e para se certificarem que todos entendiam o que estava a ser lido. O povo de Deus precisava de saber que direcção tomar nesta nova fase da nação. A resposta está na Palavra!

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário