sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

(Devocional) Quem é este homem? - Mc. 2:1-12

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 1-5*

"E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos."
Marcos 2:1-12  

Começamos hoje a ver o evangelho de Marcos. Este evangelho, geralmente, é considerado como aquele que apresenta Jesus como servo de Deus. Não discordo desta classificação, mas nele vemos, também Jesus plenamente a desempenhar o Seu trabalho divino. Nesta passagem vemos, em primeiro lugar, Jesus como mestre. Foi nessa condição que Ele se estabeleceu, por algum tempo, na cidade de Cafarnaúm. As pessoas acorriam, muitas para verem os milagres, ou serem curadas, mas acabavam por escutar os Seus ensinamentos. Se queremos aprender, não existe melhor fonte. Vemos, depois, que Jesus tem poder para perdoar os pecados. Isto faz as pessoas que estavam a assistir perguntar a si mesmas, “quem é este homem?” Só Deus tem poder para perdoar os pecados. Os milagres feitos por Jesus, diferentes em número e tipo de quaisquer outros milagres, mostram que Ele é Deus, Jeová, o Todo-Poderoso. No entanto, os líderes religiosos na Galileia, aqueles que fizeram esta importante pergunta, não quiseram escutá-Lo e aprender a resposta. Não adianta fazermos perguntas, ou ficarmos com dúvidas e depois não querer aprender. Deus aproxima-Se de todos os que Dele se aproximarem. Quer aprender mais? Quer crescer na sua fé? Aproxime-se e deixe-se ensinar. Ao mesmo tempo que é Deus, Jesus é também servo. A lição para nós é dupla. Em primeiro lugar, devemos confiar só Nele, pois só Ele é merecedor. Depois, devemos aprender com a Sua humildade. Mesmo sendo Deus, fez-Se homem para nos salvar. Quem é este homem? É o Único com palavras de vida eterna.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário