sábado, 19 de janeiro de 2013

(Devocional) Privilégio e responsabilidade - Ne. 11:1-19

Sábado, 19 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Neemias 11:1-19*

 "E os líderes do povo habitaram em Jerusalém, porém o restante do povo lançou sortes, para tirar um de dez, que habitasse na santa cidade de Jerusalém, e as nove partes nas outras cidades. E o povo bendisse a todos os homens que voluntariamente se ofereciam para habitar em Jerusalém. E estes são os chefes da província, que habitaram em Jerusalém; porém nas cidades de Judá habitou cada um na sua possessão, nas suas cidades, Israel, os sacerdotes, os levitas, os servidores do templo, e os filhos dos servos de Salomão. Habitaram, pois, em Jerusalém alguns dos filhos de Judá e dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá, Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalaleel, dos filhos de Perez; e Maaséias, filho de Baruque, filho de Col-Hoze, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho de Siloni. Todos os filhos de Perez, que habitaram em Jerusalém, foram quatrocentos e sessenta e oito homens valentes. E estes são os filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaséias, filho de Itiel, filho de Jesaías. E depois dele Gabai e Salai, ao todo novecentos e vinte e oito. E Joel, filho de Zicri, superintendente sobre eles; e Judá, filho de Senua, o segundo sobre a cidade. Dos sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim, Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, líder da casa de Deus, e seus irmãos, que faziam a obra na casa, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias, e seus irmãos, chefes dos pais, duzentos e quarenta e dois; e Amassai, filho de Azareel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer, e os irmãos deles, homens valentes, cento e vinte e oito, e superintendente sobre eles Zabdiel, filho de Gedolim. E dos levitas: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, filho de Buni; e Sabetai, e Jozabade, dos chefes dos levitas, presidiam sobre a obra de fora da casa de Deus. E Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que iniciava as ações de graças na oração, e Bacbuquias, o segundo de seus irmãos; depois Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. Todos os levitas na santa cidade, foram duzentos e oitenta e quatro. E os porteiros, Acube, Talmom, com seus irmãos, os guardas das portas, cento e setenta e dois."
Neemias 11:1-19  

Esta passagem descreve como foi encarada a necessidade de garantir que ficavam representantes de todas as tribos a habitar em Jerusalém. Como capital de Israel, Jerusalém era a capital de uma nação odiada. Várias outras nações, que não queriam ter nada a ver com Israel ou o seu Deus, desprezavam os judeus e não queriam ver a nação reconstruída. Assim, os habitantes de Jerusalém seriam os alvos privilegiados dos ódios estrangeiros. Naquele tempo, quando uma nação era odiada, era atacada. Não iria levar muito tempo, todos sabiam, para que a capital de Israel fosse alvo de um ataque inimigo. Mas para além de ser perigoso morar na capital de Israel, era também um privilégio poder fazê-lo. Era aqui que estava o templo do poderoso Deus e Jerusalém era o palco de muitos dos acontecimentos que estavam profeticamente anunciados. Assim, viver em Jerusalém era, ao mesmo tempo uma grande responsabilidade e um grande privilégio. Por isso é que os que se ofereciam para ficar em Jerusalém eram reconhecidos. Estas eram aquelas pessoas que colocavam o privilégio de estar próximo de Deus à frente do perigo à sua integridade pessoal. Tomar a decisão de viver fielmente para Deus neste mundo, irá expor-nos a ataques. Sabemos disso. Se alguma vez formos chamados a sacrificar-nos pelo nosso Deus, como reagiremos? Aparece aqui uma longa lista de nomes. A lição que vemos uma vez mais repetida é que Deus conhece todos aqueles que trabalham para Ele. Deus conhece, individualmente, todos aqueles que Lhe são dedicados.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário