sábado, 26 de janeiro de 2013

(Devocional) Perante o rei - Et. 7:1-6

Sábado, 26 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ester 6-10*

"Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester, disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará. Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei. Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer? E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha."
Ester 7:1-6  

O Deus de Ester é um Deus fiel. Depois de tanto sofrimento acerca de como seria a reacção do rei à sua ousadia, eis que o rei a coloca completamente à vontade. Ester poderia pedir até metade do reino que o rei nem pestanejaria. Já alguma vez lhe passou despercebida uma bênção de Deus? É possível Deus responder a uma oração de tal maneira que nós nos convencemos que fomos nós que resolvemos o assunto. Não nos esqueçamos de viver em acção de graças. O facto de a disposição do rei quanto a Ester ser total poderia ter sido uma tentação para ela. No entanto, vemos que a sua dedicação a Deus, à família e ao povo era total. Ester não pede para si riquezas, poder ou influência. Ester pede a sua salvação e a do seu povo (v. 3). Por vezes temos de ser directos e chamar as coisas pelos seus devidos nomes. A acusação de Ester foi feita no momento certo, perante a autoridade certa. Ester não queria fazer chantagem com Hamã, era hora de acusar e identificar o mal e o responsável (v. 4). Perante a gravidade do acto, o rei exige saber quem é o culpado. Hamã é o culpado pelo acto odioso feito contra os judeus. Por vezes o mal está bem próximo de nós. O rei nem sabia que aquele que bebia com ele era tão iníquo. Também nós não temos condições para saber onde estão os verdadeiros perigos. Precisamos da orientação e protecção do nosso Deus.            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário