segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

(Devocional) A natureza do homem - Et. 1:1-9

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ester 1-5*

"E sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a India até Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias, que, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que estava na fortaleza de Susã, no terceiro ano do seu reinado, fez um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e Média e os nobres e príncipes das províncias, para mostrar as riquezas da glória do seu reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber: cento e oitenta dias. E, acabados aqueles dias, fez o rei um banquete a todo o povo que se achava na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. As tapeçarias eram de pano branco, verde, e azul celeste, pendentes de cordões de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos de ouro e de prata, sobre um pavimento de mármore vermelho, e azul, e branco e preto. E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei. E o beber era por lei, sem constrangimento; porque assim tinha ordenado o rei expressamente a todos os oficiais da sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um. Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres, na casa real, do rei Assuero."
Ester 1:1-9  

O livro de Ester começa com uma descrição do rei Assuero. Através da descrição deste rei, iremos ver algumas coisas acerca da natureza humana. A primeira coisa que nos apercebemos acerca de Assuero diz respeito ao seu imenso poder. Ele era rei de um imenso território, ao todo eram 127 províncias. Quando Deus nos abençoa com bens materiais devemos confiar Nele para que as riquezas não tomem no nosso coração o lugar que é de Deus. Então, para celebrar o seu imenso poder, Assuero resolve organizar uma festa para ficar para a história. O objectivo era mostrar a todos a glória do seu reino e o esplendor da sua grandeza (v. 4). Conseguimos ver aqui algo sobre a nossa própria natureza. Quando alguma coisa não corre bem, é porque Deus é injusto para nós. Quando tudo corre bem, é porque somos grandes e gloriosos. O orgulho do nosso coração precisa de ser identificado e travado pelo poder de Cristo em nós. O palco montado para a festa era condicente com os objectivos da mesma. Os jardins do palácio foram decorados com tapeçarias, pendentes, mármore, ouro e prata (v. 6). Da mesma maneira muitos, ainda hoje, buscam satisfação na acumulação de bens que nunca lhes poderão dar paz. As instruções dadas pelo rei quanto ao que cada um iria beber também são significativas. Ninguém poderia ser obrigado a beber. Cada um apenas beberia aquilo que quisesse. Se não tivermos Deus como guia, sempre iremos ser tentados a fazer apenas o que quisermos.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário