segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

(Devocional) Jacob perante Esaú - Gn. 33:5-15

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 31-35*

"Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se. E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens. Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim. Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou. E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti. Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá. Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir. E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor."
Génesis 33:5-15  

Chega finalmente o aguardado, e temido, encontro entre Jacob e Esaú. Jacob não sabe qual será a reacção do irmão. De certa forma, vemos Jacob colocando-se ao dispôr de Esaú, aceitando quaisquer consequências que possam vir dos seus actos passados. É uma boa ilustração do que é o arrependimento bíblico. Reconhecemos as nossas faltas sabendo que somos culpados e merecedores de condenação. Apontando para os filhos de Jacob, Esaú pergunta quem são. Jacob responde que Deus, na Sua graça, lhe havia concedido todos aqueles filhos. Ele pergunta a razão pela qual Jacob lhe havia enviado tanto gado. Jacob responde de forma humilde e submissa (v. 8). Jacob aproveita ainda para dizer a Esaú que a razão pela qual ele voltava tão rico em gado e bens era porque Deus lhe havia dado todas aquelas coisas (v. 11). Jacob havia encontrado Deus e Deus tinha transformado a sua vida. Este já não era o Jacob impaciente e que tomava as coisas nas suas próprias mãos. Agora ele reconhecia que Deus era Quem dava e controlava todas as coisas. Ele tinha ali uma boa oportunidade para se ensoberbecer dizendo, “olha para tudo o que eu consegui com o meu trabalho e capacidades.” Em vez disso ele diz, “Deus, graciosamente, me deu tudo o que tenho.” Quanto mais próximos estivermos de Deus e quanto mais fervorosa, viva, íntima e contínua for a nossa vida de oração, mais transformada será a nossa vida, os nossos pensamentos e as nossas atitudes atitudes.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário