domingo, 27 de janeiro de 2013

(Devocional) A glória não é nossa - Rm. 4:1-8

Domingo, 27 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5*

"Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado."
Romanos 4:1-8  

Deus é perfeito e perfeitamente justo. Para qualquer pessoa poder aproximar-se de Deus (e Deus quer estar próximo de todos os homens), essa pessoa tem de ter esta perfeita justiça. Porque Deus é perfeito, o padrão a alcançar pelos que O buscam, é igualmente perfeito. Esta parte do livro de Romanos ensina-nos que a justiça que precisamos para nos aproximar de Deus é-nos providenciada gratuitamente por Ele. O Antigo Testamento ensina-nos que Abraão alcançou a justificação não pelas suas obras, mas pela sua fé. Então, os homens pecadores não conseguem chegar a Deus porque não conseguem apagar os seus próprios pecados. No entanto, se confiarem Nele, a justiça que eles precisam é-lhes oferecida. Assim, toda a glória pertence a Deus. A salvação não é obtida nem mantida pelos homens. Acreditar que cabe ao homem manter, pelas obras, a sua salvação é estar a roubar parte da glória de Deus. Deus quer ser tudo em todos. Os v. 7-8 dizem que são bem-aventurados os homens que alcançam o perdão dos pecados. Esta é uma citação do início do Salmo 32. Vemos que o plano de Deus para a salvação dos homens sempre foi o mesmo, no Antigo e Novo Testamentos, ou seja, a salvação pela graça, por meio da fé. Bem-aventurado significa feliz e, na verdade, é motivo de grande felicidade e paz saber que, através do que Jesus fez, somos declarados justos aos olhos de Deus. A salvação é obra exclusiva de Deus. Seja dada a Ele, e nunca a nós, toda a glória.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário