quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

(Devocional) Fiel nas pequenas coisas - Gn. 24:1-9

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 21-25*

"E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho. Então pós o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio."
Génesis 24:1-9  

A obediência a Deus manifesta-se na nossa disposição em Lhe obedecermos até nos pequenos detalhes. Sabemos que não somos salvos pelas coisas que fazemos. Alcançamos a salvação pelo que somos aos olhos de Deus. Por isso temos de nos colocar debaixo do sangue de Cristo. Alcançamos a perfeição aos olhos de Deus quando Ele nos vê através do sangue imaculado do Seu Filho. A nova vida que assim alcançamos percebe-se pela vontade em agradar ao nosso Pai Celestial. Amamos o Deus da nossa salvação e queremos agradar-Lhe com as nossas vidas. Abraão, movido pela sua vontade de que a sua linhagem não terminasse com o seu único filho Isaac, poderia ter promovido o seu rápido casamento com a primeira candidata que aparecesse. No entanto, ele fez o seu servo prometer que arranjaria para Isaac uma esposa da terra de que era natural. Porquê? Porque essa era a vontade de Deus. Neste texto vemos o quão mais importante era para Abraão cumprir a vontade do seu Deus, do que perpetuar o seu próprio nome sobre a terra. Vemos ainda um outro pormenor, Isaac teria de se casar com alguém da terra de origem do seu pai, mas jamais poderia ser ele a lá voltar para buscá-la. Porquê? Porque Deus havia chamado Abraão para de lá sair e lhe havia dado uma nova terra. Tal como Abraão devemos ter verdadeira devoção a Deus, aos Seus ensinamentos, promessas e vontade. Não devemos ter ninguém mais a Quem querer agradar.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário