quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

(Devocional) Fiel com Esaú - Gn. 36:1-8

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 36-40*

"E estas são as gerações de Esaú (que é Edom). Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã; a Ada, filha de Elom, heteu, e a Aolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu. E a Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote. E Ada teve de Esaú a Elifaz; e Basemate teve a Reuel; e Aolibama deu à luz a Jeús, Jalão e Coré; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã. E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão; porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado. Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom."
Génesis 36:1-8  

Este capítulo é dedicado à descrição dos descendentes de Esaú. O Messias não sairia da linhagem de Esaú, no entanto temos aqui esta descrição como demonstração de fidelidade de Deus. Deus havia prometido que Abraão seria pai de muitas nações. A nação dos Edomitas, poderosa durante algum tempo, era descendente directa de Abraão. Este facto serve como ilustração que podemos confiar em todas as promessas de Deus que temos na Sua Palavra. Também vemos aqui que Deus tem um interesse pessoal em cada indivíduo. Deus conhece os nomes e, não importa de onde vieram, Deus preocupa-se com eles. Apesar de descenderem de Esaú, cada uma destas pessoas tinha a possibilidade, se o desejasse, de alcançar a salvação da sua alma. A promessa de Deus sempre foi a da salvação de todo aquele que crê, seja qual for a sua nação. Também temos promessas feitas a nós. Tal como os primeiros cristãos, também nós devemos aguardar com entusiasmo a vinda do Senhor Jesus. Mesmo não sabendo a data, sabemos que é certa. Nunca houve promessa na Bíblia que fosse provada como sendo errada. Todas aquelas que já se cumpriram servem para aumentar a nossa confiança nas que se cumprirão. O crente encontra assim forças nas promessas de Deus. Seja força na fadiga, alívio na aflição, consolo real nos momentos de dor, o cristão caminha seguro com o seu Deus. Sempre que vemos alguma promessa na Bíblia, podemos confiar e reclamá-la como certa, pois Deus é fiel.        

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário