terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(Devocional) Deus agrada-se dos fiéis - Job 1:6-12

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5*

"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR."
Job 1:6-12  

Este livro é, provavelmente, o primeiro livro da nossa Bíblia a ser escrito. O personagem principal, Job, deve ter vivido antes de Abraão. Pensa-se que foi escrito ou pelo próprio, ou então por Moisés, autor dos 5 primeiros livros da Bíblia. Neste primeiro capítulo temos uma das melhores descrições sobre o trabalho de Satanás no mundo e a forma como Deus ainda o permite. No versículo 8 aprendemos que Deus está muito atento à forma como as pessoas vivem as suas vidas. Não só vemos Deus atento, como vemos que Ele Se agrada daqueles que são fiéis e fala abertamente da fidelidade dos Seus servos. Deus está muito satisfeito com o testemunho e fidelidade de Job. Ele serve a Deus de forma verdadeira e de todo o coração. Ele teme a Deus e olha para Ele como fonte de tudo o que tem. Ele, ainda, procura, até ao limite das suas forças, desviar-se de tudo o que é errado ou possa ofender a Deus a Quem ele ama. Deus está tão satisfeito que diz a Satanás “Observaste tu a meu servo Job?” Satanás, que a Bíblia chama de “acusador”, acusa Job de só ser fiel a Deus, porque Deus o encheu de bens materiais e de bênçãos. Satanás diz que basta ele ficar sem nada para se esquecer de Deus. Então, Deus, para provar e fortalecer o seu amado servo, permite que Satanás o roube de tudo o que tem. Esta enorme provação seria usada para o bem de Job. Você passa por alguma tribulação ou dificuldade? Tente ver o “para quê” de Deus antes de acusar Deus com o seu “porquê eu?”      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário